Movimento Universidade-Escola para uma Educação STEAM Sensível a Gênero
MUVES
SOBRE O PROJETO
MUVES (Movimento UniVersidade-Escola em STEAM sensível a gênero), é um projeto nacional de pesquisa e extensão que promove a equidade de gênero nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco especial em meninas negras, pardas e de baixa renda, por meio de uma abordagem educacional interseccional e sensível a gênero. Criado no âmbito do edital CNPq nº 31/2023, o MUVES é um projeto de alcance nacional que conecta universidades (UnB, UFRN, UFU, UFES e UTFPR) e escolas públicas. Suas ações incluem formação docente, pesquisa interseccional, apoio à permanência universitária e desenvolvimento de estratégias pedagógicas sensíveis a gênero.
COMO ATUAMOS
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Reflexão e Prática
Oficinas, atividades práticas, visitas técnicas e rodas de conversa com meninas do ensino fundamental e médio.
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Capacitação e Ensino
Capacitação de professoras(es) para práticas pedagógicas STEAM com perspectiva de gênero.
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Incentivo
Apoio à permanência de alunas da graduação em cursos de exatas e engenharias.
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Pesquisa e Ação
Investigação dos desafios enfrentados por meninas da periferia no acesso ao ensino superior.
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Aplicação
Parcerias com 9 escolas públicas no DF e no RN: Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria-DF, Centro de Ensino Médio Elefante Branco da Asa Sul-DF, Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria-DF, Escola Estadual Professor Paulo Nobre em Macaíba-RN, Escola Estadual Dr Sílvio Bezerra de Melo em Currais Novos - RN, Escola Estadual Padre Edmund Kagerer em Caicó-RN, Escola Estadual João Ferreira de Souza em Santa Cruz - RN, Escola Estadual Desemb. Floriano Cavalcante em Natal - RN e Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo em Natal RN. Além de possibilitar que outras escolas sejam beneficiadas por meio de oficinas itinerantes por agendamento.
OBJETIVOS

Incentivo
Incentivar a entrada, permanência e ascensão de meninas nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Aprendizagem Ativa
Promover estratégias de aprendizagem ativa e reflexões críticas sobre gênero e escolhas profissionais.

Capacitação
Capacitar professoras(es) e apoiar meninas da educação básica e universitária, com mentorias e acompanhamento.
PARCERIAS
O projeto reúne instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil:
- Universidade de Brasília – UnB (DF);
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (RN);
- Universidade Federal de Uberlândia – UFU (MG);
- Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (ES);
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (PR).
Com colaborações internacionais, como com a Universidade Sorbonne Paris Nord (França) e a Universidade de Salamanca (Espanha).

Universidade de Brasília
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade de Salamanca
Universidade Sorbonne Paris Nord
IMPACTO

Atuação
Atua diretamente com alunas do ensino básico, universitárias, professoras(es) e comunidades escolares.

Deselvolvimento
Contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Gênero, e ODS 10 – Redução das Desigualdades, e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Transformação
Gera conhecimento para políticas públicas de educação inclusiva e transformação social.
APOIADORES
