MUVES

Movimento Universidade-Escola para uma Educação STEAM Sensível a Gênero

MUVES

SOBRE O PROJETO

MUVES (Movimento UniVersidade-Escola em STEAM sensível a gênero), é um projeto nacional de pesquisa e extensão que promove a equidade de gênero nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco especial em meninas negras, pardas e de baixa renda, por meio de uma abordagem educacional interseccional e sensível a gênero. Criado no âmbito do edital CNPq nº 31/2023, o MUVES é um projeto de alcance nacional que conecta universidades (UnB, UFRN, UFU, UFES e UTFPR) e escolas públicas. Suas ações incluem formação docente, pesquisa interseccional, apoio à permanência universitária e desenvolvimento de estratégias pedagógicas sensíveis a gênero.

COMO ATUAMOS

  • Reflexão e Prática

    Oficinas, atividades práticas, visitas técnicas e rodas de conversa com meninas do ensino fundamental e médio.

  • Capacitação e Ensino

    Capacitação de professoras(es) para práticas pedagógicas STEAM com perspectiva de gênero.

  • Incentivo

    Apoio à permanência de alunas da graduação em cursos de exatas e engenharias.

  • Pesquisa e Ação

    Investigação dos desafios enfrentados por meninas da periferia no acesso ao ensino superior.

  • Aplicação

    Parcerias com 9 escolas públicas no DF e no RN: Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria-DF, Centro de Ensino Médio Elefante Branco da Asa Sul-DF, Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria-DF, Escola Estadual Professor Paulo Nobre em Macaíba-RN, Escola Estadual Dr Sílvio Bezerra de Melo em Currais Novos - RN, Escola Estadual Padre Edmund Kagerer em Caicó-RN, Escola Estadual João Ferreira de Souza em Santa Cruz - RN, Escola Estadual Desemb. Floriano Cavalcante em Natal - RN e Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo em Natal RN. Além de possibilitar que outras escolas sejam beneficiadas por meio de oficinas itinerantes por agendamento.

OBJETIVOS

Incentivo

Incentivar a entrada, permanência e ascensão de meninas nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Aprendizagem Ativa

Promover estratégias de aprendizagem ativa e reflexões críticas sobre gênero e escolhas profissionais.

Capacitação

Capacitar professoras(es) e apoiar meninas da educação básica e universitária, com mentorias e acompanhamento.

PARCERIAS

O projeto reúne instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil:

  • Universidade de Brasília – UnB (DF);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (RN);
  • Universidade Federal de Uberlândia – UFU (MG);
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (ES);
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (PR).

Com colaborações internacionais, como com a Universidade Sorbonne Paris Nord (França) e a Universidade de Salamanca (Espanha).

Universidade de Brasília

UnB - Distrito Federal

Faculdade de Tecnologia

Representante: Dra. Maura Angelica Milfont Shzu
Saiba mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

UFRN - Rio Grande do Norte

Centro de Tecnologia

Representante: Dra. Sandra Rufino
Saiba mais

Universidade Federal de Uberlândia

UFU - Minas Gerais

Faculdade de Engenharia Mecânica

Representante: Dra. Mayara Fernanda Pereira
Saiba mais

Universidade Federal do Espírito Santo

UFES - Espírito Santo

Centro Tecnológico

Representante: Dra. Patrícia Alves Barbosa
Saiba mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

UTFPR - Paraná

Faculdade de Engenharia Mecânica

Representante: Dra. Silvia do Nascimento Rosa
Saiba mais

Universidade de Salamanca

USAL - Espanha
Representante: Dra. Alicia García-Holgado
Saiba mais

Universidade Sorbonne Paris Nord

USPN - França
Representante: Dra. Valerie Ganem
Saiba mais

IMPACTO

Atuação

Atua diretamente com alunas do ensino básico, universitárias, professoras(es) e comunidades escolares.

Deselvolvimento

Contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Gênero, e ODS 10 – Redução das Desigualdades, e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Transformação

Gera conhecimento para políticas públicas de educação inclusiva e transformação social.

APOIADORES

Pular para o conteúdo